terça-feira, 15 de março de 2011

Ténis de Mesa - Campeonato da 1ª Divisão Distrital



















Faltando uma jornada para terminar o Campeonato da 1ª Divisão Distrital de seniores, a equipa o Grupo Dramático de Vilar do Paraíso já tem a 1ª posição assegurada.
Ao contrário das épocas anteriores, a nossa prestação foi superior na 2ª volta. Com apenas uma derrota nesta volta, contra duas na primeira, é justo afirmar que os nossos atletas são merecedores deste título de Campeões.
Na próxima sexta-feira, dia 18 de Março, com início pelas 21:15, vamos receber uma das equipas mais fortes deste campeonato. Os nossos amigos do Senhora do Ó, que nos venceram na primeira volta, vão provar que também eram uma das equipas candidatas ao título.
Com as duas derrotas na primeira volta, diante do Ginásio de Santo Tirso e do Senhora do Ó, partimos para a segunda volta com dificuldades acrescidas. Por isso, sabíamos que para ultrapassar o Távola Castelões Cepeda, o Paroquial de Oliveira do Douro, o Senhora do Ó, o Ginásio de Sto. Tirso, o CTM de Lousada e até o CTM de Campo, tínhamos de jogar no nosso melhor nível. Contudo, a única equipa que nos conseguiu derrotar foi o Estrela do Bonfim. Num encontro onde, devido a algumas particularidades nada esperadas, os nossos atletas não conseguiram jogar com alegria e prazer.
Para além de diversos factores, como subjectividades, imprevisibilidades, azares, sortes, estamos convencidos que os pormenores que mais contaram para o nosso sucesso global foram os relacionados directamente com o treino. Apesar de não terem funcionado dentro do desejável e pretendido, tanto a preparação física, os exercícios na mesa, a placa de retorno, o robot, os treinos conjuntos (AR Canidelo e CATMEspinho), as participações em torneios, e a determinação, foram fundamentais para conseguirmos as vitórias necessárias. O apoio da Direcção e dos Associados também pesaram neste sucesso.
Todos os treinos foram iniciados com uma preparação física básica, mas focalizada para as debilidades individuais dos atletas. Também insistimos em exercícios de mesa relacionados com a movimentação, com o serviço, com a recepção e com a variação (efeito, direcção, intensidade, profundidade), entre outros.
Com apenas dois treinos semanais, tentamos que a qualidade se contrapusesse à falta de quantidade. Sabendo que o pouco tempo disponível para treinar não era suficiente para conseguir melhorias evidentes nos pormenores mais pertinentes, os nossos atletas fizeram esforços suplementares e aplicaram-se para conseguirem alcançar o melhor nível possível.
Por isto tudo, os parabéns e felicitações vão em primeiro lugar para o Victor Sanches, para o David Belchior e para o Helder Santos, porque foram eles os grandes heróis desta campanha. Depois, os restantes elementos da nossa Secção de Ténis de Mesa, o nosso septuagenário atleta/delegado David Sousa Belchior pela sua persistência e dedicação, o atleta/treinador José Mota Branco pelo seu optimismo e imaginação, o Afonso Lopes pelo acompanhamento e positivismo, o atleta César Loureiro pela sua impulsividade, o atleta André Mota pela sua paixão. Em simultâneo, agradecemos a todos os associados e amigos  pela sua confiança e apoio. Finalmente, à Direcção do Dramático, e particularmente ao Presidente Rui Mendes, que como atleta e apaixonado pelo Ténis de Mesa, acompanhou e apoiou, dentro das suas possibilidades, esta modalidade que é uma das tradições na nossa Associação.
Agora, diversos desafios apresentam-se pela frente. Desde a fase de qualificação para a 3ª Divisão Nacional, a participação em Torneios Abertos, os treinos com Clubes amigos, passando pela refinação da metodologia de treino, até à formação de jovens dando continuidade ao nosso Ténis de Mesa, prometemos que a nossa dedicação vai ser orientada para o reforço do prestigio do Dramático e para o nosso pequeno contributo à divulgação e expansão do Ténis de Mesa.

Obrigado a todos!

Imagens do encontro Sobrão vs Dramático (17ª jornada):
  












Mais informações em: www.atmporto.com



























2 comentários:

Pedro Silva disse...

Companheiros,

Em meu nome e do NCRValongo quero dar-vos os nossos sinceros parabéns e desejar-vos as maiores felicidades para a Fase Final. É uma prova dura, nunca menosprezem o adversário e joguem sempre nos limites, não vão deitar tudo a perder agora que o mais difícil está feito.

Um abraço,
Pedro Silva

Pedro Costa disse...

Desde já em nome da A.P.O.D. queria dar os parabéns pela conquista feita porque foram uns justos vencedores. E agora espero que subam para a 3º nacional por uma simples razão somos da mesma terra :) Abraço e boa sorte,
Pedro Costa